É lei em boa parte do país

É lei em boa parte do país, mas nem todo mundo respeita o uso de celular nos bancos foi proibido, para evitar assaltos na saída das agências. A polícia e especialistas em segurança têm dúvidas sobre a utilidade da lei.
Não pode. É contra a lei, mas não é difícil encontrar pessoas usando celular dentro do banco.  “Eu sabia, mas eu acabei me esquecendo”, diz uma mulher. Em outro momento, uma outra senhora entra usando o aparelho em uma agência. “Não uso, foi automaticamente. Eu me esqueci na ligação”, fala outra mulher.
A lei entrou em vigor em São Paulo há um ano para combater um tipo de assalto comum nas grandes cidades. Um bandido fica dentro da agência, quando vê um cliente sacar muito dinheiro liga para o resto da quadrilha, que espera a vítima sair para roubá-la. Sem o celular, esse crime ficaria mais difícil.
Os bancos são obrigados a colocar cartazes para informar os clientes sobre a proibição do uso de celulares. As agências que não respeitarem essa regra podem ser multadas. Mas não existe punição prevista para quem insistir em usar os aparelhos lá dentro. Por isso, os críticos da lei dizem que ela é ineficaz.
“Se tiver que assaltar vai assaltar, independente de falar no celular ou não”, comenta Michele Frazani, analista de qualidade.
“Não há nada que demonstre que isso possa estar inibindo a ação de criminosos. Eles têm simplesmente o método de um olheiro indicar, fazer um sinal para o individuo, sem usar o celular necessariamente”, explica coronel José Vicente da Silva Filho, especialista em Segurança Pública.
A Polícia Militar diz que a lei é bem-vinda, mas prefere a estratégia de reforçar as rondas nas agências. “É a presença do policial, com a viatura estacionada, seja ela por poucos minutos, ele adentrando o banco, é um bom dia, boa tarde para o gerente e clientes, acaba inibindo a ação do criminoso”, comenta o capitão Cleodato Moisés, porta-voz Polícia Militar/SP.

0 comentários:

 

Juatuba Vigilante © 2015 CRIADO POR 9DadeWeb

LIGUE:31-9134-8852, EMAIL: DESIGNERJUATUBA@GMAIL.COM